5º ENCONTRO GRUPO DE DISCUSSÃO PHLRIO

06-06-2011 23:07

 

Mais uma vez o grupo de discussão se reuniu hoje (06/06) às 10 horas na biblioteca da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), espaço gentilmente oferecido pela bibliotecária Tania Freire.

Contamos com a participação de: Mary Komatsu Shinkado (Museu Nacional de Belas Artes). TâniaFreire (CPRM), Sônia Burnier (IBICT), Nelma Ribeiro (CPRM), Elizabeth Bittencourt Paiva Pongy (CNFCP), Teresa Cristina Rosenhayme (CPRM), Solange de Souza Alves de Silva (CPRM), Wander Samuel (CPRM), Vera Lúcia Queiróz de Souza (FIOCRUZ),   Rosilene A. Santos (CNFCP), Vanessa Moraes Ferreira (CNFCP),  Michele de ALmeida SIlva Moraes (Academia Nacional de Medicina), Lisis S. Linares (INT) e Dilma Monteiro Silva ( IRD).  Nesta reunião o bibliotecário Alexandre Medeiros (FIOCRUZ/INCQS),  que por razões particulares não pode comparecer ao encontro.

Primeiramente realizamos uma visita técnica aos espaços da biblioteca da CPRM que foi apresentado por Tânia Freire.

Fomos recepcionados com um belo café da manhã e demos início aos trabalhos. Mary deu as boas vindas e justificou a ausência do Alexandre e por esse motivo convidou a Sônia Burnier para coordenar os trabalhos do dia. Algumas dúvidas foram levantadas como o cadastramento de objetos museológicos no caso do Museu do Folclore que possui o PHL e cadastra os acervos museológicos, bibliográfico e arquivístico. A Bibliotecária Michele está preocupada com a possível troca de sistema em sua biblioteca e solicitou ajuda para o grupo. Foi sugerido a preparar um parecer com todas as observações sobre a utlização do sistema e seus benefícios. Outras observações como o uso do item autoridade e vocabulário foram abordados.  Sônia Burnier sugeriu ao grupo falar com o Elysio para participar no Congresso de Biblioteconomia que será realizado em agosto deste ano, com um workshop ou uma reunião dos usuários do PHL no Brasil. Um idéia que agradou ao grupo, mas que teríamos que verificar pois o tempo é curto.

Na próxima reunião estamos propondo criar uma pauta mais estruturada para podermos discutir as dúvidas com mais embasamento.

Nosso próximo encontro está previsto para o dia 04/07/2011 ás 10 horas local a ser definido.